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4 dicas de Marketing de Conteúdo para o seu negócio

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O Marketing de Conteúdo é uma estratégia fundamental para o seu negócio ganhar autoridade no mercado, visibilidade, engajar o público, fortalecer o branding e até aumentar as vendas.

Ter novos clientes é essencial a qualquer empresa que deseja conquistar seu espaço no mercado e diferente do passado, hoje é preciso muito mais do que anunciar em canais que atingem a massa como a televisão e até mesmo a internet.

O grande desafio das empresas hoje é entregar ao seu público algo que vai além de ofertas, serviços e produtos, ou seja, conteúdo tornou-se um recurso de captação e consolidação muito potente.

A ideia de criar conteúdo útil ao seu público tem o objetivo de educá-lo, o que dá autoridade à empresa, influenciá-lo no momento de decisão da compra e principalmente, encantar os clientes a ponto de torná-los promotores da marca.

Então, sem mais delongas, como fazer tudo isso e em quais canais investir para que o Marketing de Conteúdo da sua empresa seja efetivo e traga vantagens a longo prazo?

Continue a leitura do conteúdo e descubra!

Por que conteúdo?

Se tratando de Marketing Digital, onde o objetivo é utilizar os canais canais digitais e principalmente a internet para gerir o relacionamento com o público por meio de uma comunicação direta, fortalecer a imagem da marca e gerar mais receita à empresa, o conteúdo entra como base para isso.

O conteúdo aproxima potenciais clientes ao seu negócio, pois entrega as informações que eles buscam até chegar ao momento de decisão (compra).

Os principais benefícios que o Marketing de Conteúdo darão ao seu negócio são:

Para ter as principais vantagens dessa estratégia, invista em:

1 – Inbound Marketing

O Inbound é responsável por atrair clientes e aproximá-los do momento de compra oferecendo conteúdos de acordo com sua necessidade.

Diferente do que foi visto por um longo período no mercado, as prospecções do Inbound são realizadas para compreender a dor e necessidades das pessoas e do mercado. Ou seja, a intenção é gerar de valor e significado para além do serviço ou produto.

“Mas como é isso na prática?”

Bem, você só pode entender o seu público se uma troca for feita com ele, o que é essencial para fornecer informação adequada para cada momento do processo. 

As etapas que os potenciais clientes atravessam são: atração, reconhecimento, consideração e decisão. E tudo isso é feito por meio de conteúdo, veja abaixo:

2 – Blog

Esta estratégia está ganhando mais força e hoje é indispensável para qualquer segmento. Afinal, antes de comprar qualquer algo você busca por informações úteis sobre o que você está procurando, correto?

Por isso, fornecer conteúdo útil como entradas de blog em redes sociais, e-books e vídeos para cada momento do processo de compra vai fazer seu potencial cliente assimilar informações que irão guiá-lo até o momento de compra.

O blog tem a missão de educar o público por meio de conteúdos simples e didáticos acerca dos assuntos que tenham ligação com o seu segmento e intenção de busca do usuário.

3 – Redes Sociais

Com o uso correto das redes sociais seu negócio pode gerar conteúdos curtos para engajar os seguidores, além de ser mais um canal para realizar vendas.

Por exemplo, uma clínica que oferece tratamentos como aparelho fixo transparente e aparelho de porcelana, não deve apenas publicar sobre os procedimentos, preços e formas de pagamento, é possível prospectar de outra forma.

Posts simples e curtos com dicas sobre o tema saúde bucal, imagens de antes e depois, curiosidades e publicações do interesse do públicos são excelentes maneiras de engajar o público, entregar informação útil e aproximá-lo do momento de compra.

E é óbvio que por meio desses conteúdos você pode também falar sobre quanto custa em média um implante dentário, o preço do aparelho dentário transparente e por aí vai.

As marcas costumam utilizar o feed para fortalecer o branding com conteúdos que engajam e seus stories para realizar propostas.

4 – E-mail marketing

A grande vantagens dos e-mails é a oportunidade de se comunicar diretamente com o cliente e adotando uma linguagem personalizada, que faça sentido para ele. 

Essa comunicação de forma personalizada faz bastante diferença no momento de decisão desse lead e além de gerar conteúdo pelo e-mail ou mesmo recomendar, é possível também realizar ofertas e serviços de pós venda (fidelização).

Com os e-mails é possível enviar ofertas personalizadas sobre produtos ou serviços, promoções e por aí vai, tudo depende da estratégia utilizada no momento.

Invista em Marketing de Conteúdo

Neste conteúdo você descobriu um pouco mais sobre o Marketing de Conteúdo, como ele funciona, quais são as formas de aplicá-lo e os canais a serem utilizados a fim de entregar valor ao seu público.

Fato é que consumimos conteúdo o tempo inteiro mesmo que seja imperceptível, ainda mais com a democratização da internet. Por sinal, as pessoas não só precisam e querem, como buscam por conteúdo útil, algo que seja relevante a elas.

Por isso, se você quer o seu negócio relevante aos olhos do mercado e dos clientes, comece agora mesmo a investir em Marketing de Conteúdo.

Por fim, o melhor canal para o seu negócio explorar vai depende de onde o seu público está e o que ele consome. Então, sempre tome decisões com base em dados e informações consistente sobre o perfil de seus clientes.

Este conteúdo foi produzido por Clínica Ideal

Diego Rohden

Diego Rohden é empresário e consultor de marketing desde 2004, ano em que lançou seu primeiro negócio no setor de marketing digital. Atua em 4 empresas próprias de vários nichos e presta consultoria para empresas que desejam melhorar suas vendas utilizando o poder da "extratosférico" da internet.

Formado em Gestão de Marketing, Pós-Graduado em Gestão Executiva de Negócios, autor do Livro Segredos Que Faturam Milhões, em 2017 conheceu nos EUA o mundo do Funil de Vendas, Estratégias de Copywriter, e desde então personalizou o modelo para o mercado brasileiro aplicando o conceito das Campanhas de Vendas Online Semanais para empresários que querem gerar um fluxo de caixa positivo e perpétuo.

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