MARKETING DIGITAL – O consumidor mudou, seu negócio também precisa mudar

Dizer que o mundo dos negócios se mudou para a internet e se transformou totalmente num Marketing Digital é, ao mesmo tempo, uma redundância e uma meia verdade. Seria mais correto dizer que o mundo do negócio se estabeleceu também na internet, o que em nada muda o fato de que o consumidor mudou.

marketing digital

Os negócios continuam lá fora, mas hoje é inconcebível não estabelecer uma conexão entre o planejamento off e online.

É preciso compreender a internet, antes de tudo, como o ambiente em que o consumidor se informa e interage com as marcas. Num momento subsequente, esse mesmo consumidor toma decisões e até mesmo conclui transações comerciais.

Em outras palavras, não há por que negar o mundo lá fora para se afirmar que estar ausente do mundo digital é condenar o próprio empreendimento a definhar.
 

A importância de um website

Antes de qualquer coisa, é preciso que fique claro que há vários tipos de websites. Vamos, no entanto, nos ater àquilo que chamamos de endereço digital, que é o primeiro passo para quem quer adentrar o mundo do Marketing Digital.

O website é o núcleo de qualquer planejamento de marketing na internet. Há dois elementos que convivem dentro de um site: comunicação e serviços.

A comunicação começa pela apresentação visual e se estende à comunicação escrita de quem é a empresa, qual é a sua oferta e a forma como ela quer ser vista pelo consumidor.

O serviço original do site é oferecer informações valiosas para o consumidor.  Quando esses serviços estão alinhados com a comunicação, a tendência é que levem o consumidor a interagir com a marca e realizar compras.

Efetivamente, o serviço prestado pode ir de informações úteis à possibilidade de comprar o produto desejado ou adquirir o serviço sem precisar sair de casa.

As exigências de um website

Há cinco elementos primordiais que devem ser levados em consideração na hora de se construir um site.

1 – O site precisa ser responsivo – A maioria das pessoas navega na internet através de dispositivos móveis. O site responsivo se adapta a qualquer tamanho de tela, oferecendo uma experiência amigável ao usuário.

2 – Carregamento rápido – O usuário é exigente. Se há sites que carregam imediatamente, por que ele vai navegar em outros que lhe tomam um tempo enorme esperando o carregamento?

3 – Conteúdo bem organizado – Ter o conteúdo bem organizado requer planejamento. Não adianta ter um site bonito onde as pessoas tem dificuldades para alcançar seus objetivos porque a organização do conteúdo é confusa.

4 – Conteúdo atraente e atualizado – Você já deve ter ouvido falar do marketing de conteúdo. A cada dia mais as empresas trabalham com essa nova ferramenta de marketing. O conteúdo é a forma como as empresas atraem as pessoas para o site, publicando textos, vídeos e fotos que tenham relação com o seu negócio e que sejam de interesse de seu cliente alvo.

5 – Usar corretamente os mecanismos de busca e as redes sociais – As pessoas só chegam ao seu website se o seu conteúdo estiver visível, seja em anúncios pagos, seja através das táticas de inbound marketing, que dão visibilidade ao conteúdo nos mecanismos de busca.
 

A importância de uma agência de Marketing Digital

O que foi apresentado até aqui é apenas uma abordagem superficial de um tema que está condicionado por um mar de nuances e variáveis, que precisam ser abordadas profissionalmente por quem tem conhecimento de marketing, desenvolvimento, SEO, comunicação, etc.

As estratégias de marketing digital não devem ser encaradas ou levadas a cabo como tiros a esmo. É preciso que haja um planejamento integrado e que a execução seja lógica. Cada ação é parte integrante de uma estratégia e deve seguir um conceito, um plano de comunicação e estar orientada para um objetivo bem definido.

Por isso, se você não tem um departamento de marketing estruturado, ou esse departamento não possui expertise no mundo digital, o melhor caminho é contratar uma agência. É a única forma de conferir lógica aos gastos que você terá com suas estratégias.

A boa notícia é que esses gastos são muito menores que os impostos pelo marketing offline.

A melhor notícia do marketing digital é que ele está ao alcance de todos, desde grandes empresas a pequenos empreendedores individuais e profissionais liberais.

O importante é não jogar dinheiro fora, seja ele muito ou pouco.

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